A VERDADEIRA FORMA DE EVITAR AS DOENÇAS!

“Se ouvires atento a voz do SENHOR teu DEUS, e fizeres o que é reto diante de Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque EU SOU o SENHOR que te sara.” Êxodo 15:26

O hábito alimentar mudou muito e negativamente nos últimos anos no Brasil. Somente 35 % dos adultos, especialmente mulheres, tem o hábito de consumir frutas e hortaliças regularmente em 5 dias ou mais na semana. O consumo regular de feijão, arroz e integrais em muito diminuiu. 16% consomem refrigerantes, sucos artificiais ou outras bebidas açucaradas mais de 5 dias na semana.

Por outro lado, o consumo de carnes em geral aumentou 50% (embutidos 300%), biscoitos 400%, refeições prontas 80%. Houve diminuição do sedentarismo (embora discreto) porém um aumento da ansiedade e do estresse. Aumentaram o número de divórcios, violência, abandonos e suicídios1,2.

54% dos brasileiros estão acima do peso, sendo 19% em nível de obesidade. Com subsequente aumento do número de casos de hipertensão, diabetes, osteoartrose, aterosclerose, doenças pulmonares, apnéia do sono, doenças cardiovasculares (sobretudo infarto e acidente vascular cerebral) e câncer. A obesidade está ligada ao aumento de inflamação crônica, um dos principais fatores de risco para doenças crônicas como as anteriormente mencionadas, muitas delas com potencial de causar limitações importantes

Qual é, portanto, a melhor atitude para evitarmos as doenças? A resposta está numa mudança do estilo de vida.

Esta mudança de estilo de vida é caracterizada: 1) parar vícios e ter adequado manejo daquilo que é bom, inclusive carga de trabalho; 2) alimentação saudável – ao menos predominantemente integral e vegetariana; 3) sono reparador; 4) respirar ar puro; 5) consumo regular e adequado de água pura; 6) insolação adequada – nem demais nem tampouco de menos; 7) atividade física moderada , prazerosa, regular e frequente; 8) controle do estresse com maturidade emocional; 9) vivência de relacionamentos saudáveis; 10) religiosidade e espiritualidade redentivas, que tragam paz, humildade e altruísmo.

Mas para alcançarmos esta mudança, temos que tomar algumas decisões e procurar obter ajuda e conhecimento. Lembre-se que os maus hábitos em todos os aspectos, não se estabelecem de um dia para o outro, mas são encucados dia após dia até se tornarem algo rotineiro e presente. Da mesma forma, podemos reaprender a nos alimentarmos melhor, dormir bem e praticar atividades que nos trarão saúde, o primeiro degrau para ter paz.

Para que as pessoas mudem, é necessário existir um movimento social e cultural de educação e saúde de cada indivíduo, famílias e coletivos. Um movimento que apresente e ensine as pessoas a buscarem um novo estilo de vida que inclua os hábitos simples aqui mencionados, mas de alto impacto na felicidade e na saúde. Educar os que preparam o alimento, os que consomem para que o gosto e os impulsos aprendam o quanto o saudável, quando bem feito, pode ser gostoso e aprazível. Isto terá um grande impacto na redução da obesidade, das doenças crônicas e na felicidade dos indivíduos.

É isto que nos comprometemos a fazer quando implantamos os nossos cursos, treinamentos e programas de saúde. Não é necessário que milhões e milhões passem a ensinar os bons hábitos, mas basta alguns se dispuserem a fazer isto, e a maravilhosa lei da multiplicação dada por Deus, fará o restante. Conheça nossos programas de saúde e bem-estar através do Restaura Integral e da Escola vida com saúde e junte-se a nós nesta incrível jornada de ajudar a outros a terem um estilo de vida que além da saúde, lhes traga a felicidade.  

Você pode fazer um de nossos cursos online, ou participar de eventos presenciais, deixe abaixo o seu contato para receber informações:

            Que DEUS nos ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *